Vitória da Conquista detecta três casos da variante Gamma do novo coronavírus

Vitória da Conquista detecta três casos da variante Gamma do novo coronavírus

Exames realizados em amostras de três pacientes confirmaram a presença da variante Gamma (antiga P.1, originária de Manaus) do novo coronavírus em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. A  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu a informação do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), por meio do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS), na semana passada.
A primeira amostra foi de uma paciente, de 30 anos, que foi monitorada em domicílio e já está recuperada. Ela ainda não havia sido vacinada antes da Síndrome Gripal.
A segunda amostra foi de uma paciente com 69 anos, que evoluiu para óbito, no mês de maio, em unidade hospitalar por complicações da Covid-19. Ela já havia sido vacinada com a 1ª dose da Astrazeneca/Fiocruz no dia 30 de março.
A terceira foi de um paciente de 79 anos, que foi hospitalizado com quadro clínico persistente, mas evoluiu bem, recebeu alta hospitalar e já está recuperado. Ele foi vacinado com as duas doses da CoronaVac/Butantan.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os três casos estão em fase de investigação epidemiológica, que é a análise da evolução da doença, com levantamento do histórico dos pacientes desde que foram infectados, incluindo seus contatos. O resultado da investigação ainda não ficou pronto.

Boletim 
Um novo caso de Covid-19 foi confirmado em Vitória da Conquista nesta terça-feira (07). Este é o terceiro dia consecutivo que o município não registra óbitos em decorrência de complicações da doença.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somam-se 34.810 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses,  34.104 já estão recuperados, e 613 evoluíram para óbito.
Neste momento, 93 pacientes se encontram em recuperação, estando 12 internados e 81 em tratamento domiciliar. Além disso, 535 casos suspeitos do Novo Coronavírus aguardam classificação final (investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial).

Ocupação de leitos
O município possui 19 pacientes internados em parte dos 108 leitos disponíveis pelo SUS para pacientes com Covid-19 no município, representando 17,2% de ocupação de leitos clínicos e 18% de UTI.
Além de pacientes de Vitória da Conquista, também estão internados moradores dos seguintes municípios: Anagé, Barra do Choça, Brumado, Caetanos, Carinhanha, Dom Basílio, Guanambi, Ibicuí, Jussiape, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Tanhaçu e Tanque Novo.

Foto: Vinícius Silva/Vinny Publicidade

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem