Região Sudoeste tem 24 municípios com atendimentos de Salas do Empreendedor

Região Sudoeste tem 24 municípios com atendimentos de Salas do Empreendedor

Orientação empresarial, regularização de débito, capacitações, disponibilização do planejamento de compras, cadastramento dos empresários locais. Esses são apenas alguns dos serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor, espaços disponíveis em diversas cidades da região Sudoeste da Bahia.
Atualmente, 24 municípios da região possuem Salas do Empreendedor: quatro na região de Brumado, oito na região de Jequié, quatro na região de Guanambi e oito na região de Vitória da Conquista.
A Sala do Empreendedor é um espaço das prefeituras municipais, que recebe todo o suporte do Sebrae. Segundo a Agência Sebrae, o equipamento pode ser vinculado a qualquer secretaria e é licenciado pela Lei 123/2006, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O principal objetivo é fomentar o empreendedorismo nos municípios, facilitando o acesso a serviços e orientações. 
O atendimento é realizado pelos agentes de desenvolvimento, que são servidores capacitados pelo Sebrae para orientar os donos de micro e pequenas empresas.
Segundo Fernando Suzart, analista do Sebrae em Vitória da Conquista, são observados muitos pontos de melhoria após a implementação das Salas.
Observamos o aumento do número de formalizações de MEIs, acessibilidade às informações, maior participação dos empreendedores na agricultura familiar, maior participação no processo de vendas, ou seja, licitações da prefeitura para produtores locais, percepção do aumento da emissão de notas de serviços do município e ainda uma maior participação dos empreendedores nas capacitações do Sebrae”, destacou o analista. 
Um dos municípios que possui Sala do Empreendedor é Poções, com cerca de 48 mil habitantes, e 1.785 microempreendedores individuais. O espaço foi implementado no mês de abril por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Segundo Tadeu Silva, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Poções, o principal benefício tem sido a facilidade para a formalização do MEI, pois, antes, muitos empreendedores precisavam ir até Vitória da Conquista para fazer o registro. “Agora ele vem aqui mesmo na Sala do empreendedor em Poções, nós formalizamos e damos todo o suporte que ele precisa. Então se tornou mais rápido e prático. E o principal é o custo zero, porque ele está dentro do município e não precisa arcar com deslocamento para outra cidade”.
O objetivo do Sebrae é que cada vez mais municípios reconheçam a importância de ter espaços como esse para colaborar com o desenvolvimento da economia local. Por isso, qualquer município que tenha interesse em implementar uma Sala do Empreendedor, pode procurar a agência do Sebrae mais próxima para mais informações. Na região Sudoeste do estado, são cinco: Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Itapetinga e Brumado. (Vinny Publicidade com foto - divulgação).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem