Anúncio Top


test banner

Prefeito de Jequié Zé Cocá toma posse na presidência da UPB

Prefeito de Jequié Zé Cocá toma posse na presidência da UPB

Tomou posse na manhã desta quarta-feira (10) o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão, conhecido como Zé Cocá. Ele é Prefeito de Jequié, no território do Vale do Jiquiriça e, no cargo, substitui o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Também assumem o mandato para o biênio 2021-2022 a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade, conduzidos por aclamação, uma vez que o pleito contou com uma única chapa. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia de posse foi virtual, com a participação remota dos prefeitos, senadores, deputados e do governador da Bahia, Rui Costa.
No discurso de posse, Zé Cocá destacou as dificuldades vividas pelos municípios baianos e elencou como prioridades do movimento municipalista da Bahia a busca pela vacina e uma solução para o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Segundo ele, em meio à crise atual, as prefeituras baianas estão tendo os recursos sequestrados para o pagamento da dívida que rola há décadas. “Os municípios de pequeno porte têm vivido um grande problema com o parcelamento do INSS. Muitos estão com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] zerado. Se não houver um parcelamento urgente, de 240 meses, os municípios vão quebrar, independente de auxílio”, apontou o gestor.
O novo presidente da UPB também afirmou que reunirá os consórcios públicos da Bahia para discutir a compra da vacina contra o coronavírus. “Nossa maior luta agora será a busca da vacina”, disse ao ressaltar que fará o diálogo com o governador Rui Costa para buscar a imunização da população baiana. Zé Cocá citou ainda a necessidade da aprovação do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o apoio financeiro para recomposição de perdas orçamentárias.
Como líder municipalista, Zé Cocá ressaltou que 70% dos municípios baianos são de pequeno porte e precisam de apoio. Ele se dirigiu ao governador Rui Costa, a quem disse que quer firmar uma parceria para ajudar as prefeituras com projetos de engenharia. Também falou à Assembleia Legislativa, na figura do presidente Adolfo Menezes, que contará com apoio dos deputados estaduais para defender o repasse dos royalties do petróleo do estado aos municípios. “Vou trabalhar de manhã, de tarde e de noite. Junto com nossos líderes políticos vamos construir uma Bahia mais forte”.
Por fim, o prefeito de Jequié agradeceu a confiança dos prefeitos e pregou a unidade do movimento. “Esse ato faz parte de um momento altamente democrático”, reforçou, saudando a articulação para a composição de uma chapa única, com representação pluripartidária e de prefeitos das diversas regiões do estado. (Vinny Publicidade com foto - divulgação - UPB/BA).

Deixe seu comentário

0 Comentários

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação.