Facebook

Destaque

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Chapada: ICMBio registra aumento de 24% na visitação do vale do Pati

Aumento de visitação do vale do Pati
O ICMBio realizou, de 27 de dezembro a 03 de janeiro de 2019, o monitoramento da visitação no vale do Pati, região localizada no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) e de grande apelo turístico. O principal objetivo foi contabilizar e sensibilizar os visitantes acerca das normas de mínimo impacto da Unidade de Conservação.
Foi registrada a entrada de 2,7 mil pessoas nas trilhas que levam ao vale, incluindo quem estava indo apenas para a Cachoeira da Purificação. No vale do Pati, entraram mais de 720 visitantes e, desse montante, permaneceram no local mais de 46% durante o período. O monitoramento foi realizado pela terceira vez consecutiva e, comparado aos dados do feriado de réveillon de 2017/18, apenas no Beco do Guiné houve um aumento de 24% no fluxo turístico, o que equivale a 452 pessoas.
Durante os oito dias, das 8h às 17h, duas duplas de brigadistas ficaram de plantão nas principais entradas de acesso ao local, a do Beco (Guiné) e do Bomba (Vale do Capão), enquanto uma terceira dupla realizava o monitoramento pelas trilhas. “A ação foi positiva, com poucas ocorrências e bem recebida pelos visitantes, que acataram com tranquilidade as recomendações”, afirma Marcela de Marins, analista ambiental do ICMBio.
As principais orientações foram relacionadas aos locais destinados aos acampamentos, “que devem ser feitos apenas junto à casa dos moradores”, afirma Marcela. Dentro do Parque Nacional é proibido abrir novas áreas e acampar próximo a rios e cavernas, bem como a realização de fogueiras, deixar ou enterrar resíduos, consumir bebidas alcoólicas e entrar com animais domésticos.
A gestão do parque estima que o aumento de visitantes seja ainda maior, já que não foram contabilizadas as entradas de Andaraí e do Aleixos. “Ainda assim, foi possível atingir grande parte das pessoas que passaram pelo Pati no feriado mais movimentado do ano, minimizando alguns impactos causados em épocas de grande movimentação turística”, ressalta a analista. (Vinny Publicidade com foto - divulgação - PNCD).

Postagens mais visitadas

VINNY PUBLICIDADE © 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vinícius Silva/Vinny Publicidade.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo