Cabeçalho

Destaque

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Conab prevê safra recorde de Café na Chapada e Sudoeste da Bahia

Safra recorde de Café
A produção de café na Bahia é recorde nesta safra. É o que aponta o 4° Levantamento de 2018 realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta semana. De acordo com o levantamento, o número estimado é de 4,6 milhões de sacas, registrando um aumento de 35,5% em relação ao ano anterior. Do total do café produzido, cerca de 2,7 milhões de sacas são da espécie conilon e 1,9 milhão da espécie arábica.
Devido ao bom regime hídrico e investimentos no manejo, as lavouras de café conilon, que são cultivadas no extenso litoral sul da Bahia, apresentaram a maior produtividade média do país, com 56 sacas de café por hectare, registrando maiores e melhores resultados no extremo sul do estado e na Costa do Descobrimento.
Produzido no Cerrado, no Sudoeste e na Chapada Diamantina, o café do tipo arábica apresentou melhor desempenho onde o cultivo é irrigado, registrando produtividade recorde com 44 sacas por hectare. De acordo com o estudo, o bom resultado deve-se às lavouras que estavam em estágio de formação e renovação na safra anterior e entraram em ano de colheita apresentando alto vigor fisiológico.
Já no sudoeste e na Chapada Diamantina houve grande redução da área cultivada em relação à safra passada. Cerca de 17 mil hectares (19%) foram eliminados, extinguindo as lavouras antigas e pouco produtivas. Contudo, o bom clima desta safra, somado aos investimentos realizados nas lavouras, acabou por render a maior produtividade já registrada para esta região, com a marca de 19,5 sacas de café arábica por hectare. (Vinny Publicidade com foto - divulgação).

Postagens mais visitadas

VINNY PUBLICIDADE © 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vinícius Silva/Vinny Publicidade.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo